top of page

Cérebro Acelerado: Será que estamos falando de ansiedade?


A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Nossa força motriz, faz com que estudamos, trabalhamos, namoramos... uma sensação indispensável.

O medo e a ansiedade por exemplo, são gatilhos natos e muito importantes para nossa proteção. “Se estivermos em um local diferente, pouco iluminado e vermos um vulto, a ansiedade funciona como um sinal de alarme que pode servir para uma reação de fuga, para evitar sermos pegos de surpresa ou até reconhecer se há um perigo real.” Porém, quando algum desses gatilhos está desregulado surge um problema. É o caso da ansiedade, que quando se torna repetitiva e sem relação direta com um perigo aparente, pode se tornar um transtorno mental.

Existem diversos tipos de transtornos de ansiedade, mas de modo geral, se caracterizam por crises que tiram a pessoa do eixo, já que dominam seus pensamentos e interferem em suas ações. A ansiedade é uma reação humana e suas alterações são contingências que podem atingir qualquer um, dependendo das vulnerabilidades subjetivas de cada pessoa.

As causas do desenvolvimento do distúrbio podem ser diversas, como grandes períodos sob estresse, pressão ou medo. Porém, nunca surge de uma hora para outra, havendo progressão dos momentos de ansiedade. Quando passa a ser excessiva, com dificuldade de controle, comprometendo e trazendo prejuízos em áreas importantes da vida, temos que suspeitar do aparecimento do transtorno.

Uma vez instaurado o distúrbio, surge um outro comportamento: o medo de ter uma crise. Este receio pode impedir a realização de atividades comuns, como ir a lugares com muita gente, já que a pessoa sente medo de ter uma crise perto de muitas pessoas. O quadro pode ainda evoluir para a Síndrome do Pânico.

Quando uma crise de ansiedade é desencadeadora, o organismo inteiro sente e reage. Alguns sintomas são mais perceptíveis em umas pessoas do que em outras mas, de forma geral, os principais sinais de algo não está bem são:

· Suor frio;

· Respiração ofegante;

· Coração acelerado;

· Tremores;

· Cérebro em transe;

· Tensão;

· Medo de perder o controle.

É claro, que há outro sintomas.

A presença de alguns sintomas recorrentes, como estes, pode ser sinal de algum transtorno de ansiedade. Neste caso, o mais apropriado é buscar ajuda de um psicólogo e psiquiatra para realizar o tratamento adequado e eficaz, afim de reduzir os sintomas e promover qualidade de vida! Então: cuide-se!


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page