top of page

A diferença de uma escuta profissional


Há muitas pessoas que  se intitula psicólogo achando que a terapia se limita apenas a um bate papo, uma conversa cheia de conselhos. Outros preferem contar seus problemas para amigos,um parente...enfim acham que além do amigo ouvir  e dar conselho, não pagará nada por isso. Seu bom  amigo o ajudará para um desabafo, um conselho, que pode ser muito eficaz no momento. Ele irá dá opinião muitas vezes parciais e pessoais com base na sua própria experiência ou naquilo que acredita. Precisamos sim, de um “ombro amigo”. Tudo isso será bem vindo,mas dificilmente substituirá o trabalho do psicólogo.

Porém às vezes nem mesmo seus amigos mais próximos te entendem. Parece que nenhuma conversa te mostra o caminho que você realmente poderia seguir, parece que, por mais que você explique, ninguém pode te compreender como você gostaria, sem julgamentos. Se não vê mais opção, tome coragem e procure a ajuda de um profissional. Pois há conversas que são para amigos e há queixas que são para profissionais. São coisas totalmente diferentes.

O psicólogo terá sempre um olhar mais abrangente e diferenciado. Ele dedica-se a estudar não só o que é dito, mais o como é dito. Tem um treino para usar as estratégias e técnicas necessárias. Conhece sobre as fases do desenvolvimento e pode detectar mais profundamente traumas e como esses traumas podem influenciar nos acontecimentos atuais da vida do paciente. Ele também não dirá “ o que você deve fazer”. Primeiro, porque isso pode ser levado como uma regra pelo paciente e segundo, porque o Psicólogo, ao invés de “dar uma receita de bolo” ou uma “solução mágica”, deverá levar o próprio paciente a buscar soluções e alternativas para lidar com a situação.

O objetivo principal da psicoterapia é estimular a autonomia, fazer com que a pessoa, cada vez mais, consiga entender e lidar com seus próprios conflitos. Também preciso te alertar que o psicólogo trabalha com a ética  do sigilo profissional. Isso significa que tudo que for falado no consultório ficará no consultório. Então não se preocupe pensando que alguém pode ficar sabendo de seus segredos, suas angústias e limitações. Lembre-se o principal objetivo do psicólogo em relação a você é promover sua saúde mental com seriedade e respeito a sua individualidade.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page