top of page

Depressão: Qualquer um pode ser vítima dela

Atualizado: 18 de fev. de 2018



Recentemente, o jornalista Jorge Pontual declarou que sofre de DEPRESSÃO há quase 40 anos em sua participação no programa “Bem Estar” da Globo em 31/01/2018.


Sim, infelizmente qualquer um pode se vítima da depressão. Pode afetar pessoas de todas as idades, raças, religiões e classes em todo mundo. Apesar de atingir um grande número de pessoas, os preconceitos em torno da doença ainda são muitos.


Ouvimos muitas frases como : ”isso é uma frescura”,”isso é falta de fé”,”deve ser preguiça“,”bobeira”, “falta de força de vontade” e tantas outras coisas...


A depressão é silenciosa. Muitas pessoas carregam uma máscara do sorriso: “Estou bem, estou bem”. Mas não estão bem. Estão muito mal. Talvez você esteja deprimida(o) e nos últimos tempos não tem sabido lidar com tudo isso. Como se o que era colorido, ficou preto e branco e se perdeu o sentido, se perdeu o sorriso. Nada está bom, nada mais importa. De repente tudo perdeu a graça e o sentido. É, realmente se isso tem acontecido, as coisas não estão bem. Mas você não precisa esconder isso para sempre. Em alguns momentos, fica difícil disfarçar e a máscara cai. Então, é hora de buscar ajuda e se cuidar. Deixar os preconceitos numa caixa e buscar uma melhor qualidade de vida.

Ainda não se sabe por que alguém fica com depressão. Os cientistas acreditam que há fatores biológicos, genéticos e emocionais que se combinam pra determinar quem irá desenvolver o transtorno. Sei que a depressão pode acontecer em famílias. Sei que experiências difíceis na vida, tais como a morte de alguém querido, a perda de um emprego, assaltos, divórcio, frustrações, doenças físicas, crônicas e terminais também são determinantes. Sei também que certos padrões pessoais, tais como dificuldades de lidar com estresse, baixa autoestima ou pessimismo extremo podem ser fatores agravantes para se ter a doença.


Percebe que a vida é repleta de eventos doloridos e a tristeza faz parte da condição humana. Mas quando é que estar triste se transforma em doença?


Muitas pessoas têm dias ou mesmo semanas em que elas podem se sentir para baixo, infelizes ou mesmo deprimidas. As pessoas frequentemente falam sobre sentir tristeza. Mas diferentemente da tristeza , a depressão não vai simplesmente embora tão rápido. Ela costuma perdurar por algum tempo.


A depressão diminui a capacidade das pessoas para lidar com os desafios diários da vida e, muitas vezes precipita a ruptura familiar, a interrupção de uma faculdade e a perda do emprego.


É uma doença que engloba corpo, mente e o comportamento. Ela afeta a forma como você come e dorme, a forma como você se sente, a forma como você pensa sobre as coisas. Sim, e lembrando ela também pode afetar sua saúde física.


Então, esteja atento(a) a algumas recomendações:


· Pratique exercícios físicos regularmente.

· Tenha uma alimentação saudável.

· Procure está entre amigos(as)

· Evite pensamentos negativos.

· Não se isole.

· Evite passar o tempo todo em redes sociais como o facebook

· Ouça música,vá ao cinema. Tente se divertir, ainda que seja difícil.

· Procure ajuda psicológica.

· E se for necessário busque ajuda de um psiquiatra.


O que está esperando? Cuide-se !




Robin Williams – ator estava sofrendo de uma profunda e grave depressão. Ele não resistiu ao sofrimento e nos deixou em 2014; Owen Wilson – em meados de 2007, o ator chegou a tentar suicídio após passar por um período de depressão; Heath Ledger – o ator lutava contra depressão severa quando morreu, em 2008, após sofrer uma overdose acidental de medicamentos contra a ansiedade.

Fernanda Lima – apresentadora e atriz da Globo; Padre Marcelo Rossi; Ricardo Boechat – jornalista da Band ; Selton Mello – ator da globo. Todos passaram pela depressão e muitos outros. Atualmente foi divulgado na mídia o caso mais atual entre os famosos. Jorge Pontual, jornalista da globo que declarou que sofre de depressão há quase 40 anos.



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page