top of page

O que é psicoterapia?


Costumo usar uma metáfora para nos facilitar a entender o que é psicoterapia. A” metáfora do quartinho”.Todos nós temos em nossa casa ou apartamento um quartinho de empregada  onde guardamos a maioria dos objetos que não utilizamos mais. Neste quartinho quase ninguém entra, é bagunçado e empoeirado. Porém quando decidimos arrumá-lo dá muito trabalho. Precisamos fazer uma detalhada faxina. Temos que esvaziá-lo. Tirar tudo para fora para varrer, pintar e depois começar a organizar as coisas. Então começamos a voltar com os objetos mas verificando o que é necessário e funcional para nós.

Há muitas coisas que precisamos dá e outras que  precisamos jogar no lixo pois não tem mais utilidade nenhuma. Bem cansativo tudo isso. Às vezes queremos até desistir. Por isso precisamos muitas vezes de ajuda de outras pessoas para concluirmos essa limpeza misturada com reforma. Não pense que é rápido. Esse tipo de reforma demora dias e até meses. Mas chega um dia que tudo fica pronto. Tudo fica bonito, cheiroso e agradável de entrar. O quartinho fica sociável e convidamos até outras pessoas para entrarem. Pois agora é mais prazeroso sair e entrar. Concluímos que valeu a pena todo trabalho.

Assim também é na psicoterapia, muitas vezes esse quartinho é nosso coração, nossa mente onde carregamos muitos pensamentos,  emoções e  comportamentos disfuncionais. E aí precisamos falar de dificuldades do presente, que muitas vezes nos remetem a fantasmas do passado. Falar do que nos causa dor é difícil mas quando contamos com alguém que nos acolhe e nos trata com respeito e entende que não é coisa da nossa cabeça ou frescura fica mais fácil. Confrontamos estas situações difíceis (organizando os objetos e passando pelo crivo do que guardar ou não) e atualizamos o nosso modo de interação com o mundo para que soframos menos e sejamos mais espontâneos. Isso exige muito esforço e empenho (a faxina), mas com certeza vale à pena.

A psicoterapia consiste  em uma ajuda psicológica, embasada nos conhecimentos advindos da psicologia e da psicopatologia.  Ela tem como finalidade tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas, etc.

É importante ressaltar que em vários casos, como a síndrome do pânico, depressão e transtorno bipolar, é necessário o acompanhamento psiquiátrico concomitante.

A frequência das sessões de psicoterapia pode variar bastante:  semanal, quinzenal, duas  ou três vezes por semana, dependendo da necessidade do paciente.  

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page