top of page

O que é TCC?


Entre as psicoterapias encontramos diversas abordagens teóricas que norteiam a psicologia. Trabalho com  a Terapia Cognitivo-Comportamental e será um prazer te fazer entender como ela processa.

A premissa básica da TCC é a de que não é a situação que determina o que as pessoas sentem e como se comportam, mas a maneira como elas interpretam os fatos em determinada situação. Portanto, a maneira de interpretar um evento ou situação é que te faz sentir ou agir de certa maneira.

É uma abordagem terapêutica estruturada, diretiva, com metas claras e definidas pelo psicólogo e paciente. Focalizada no momento presente e utilizada para tratar  problemas emocionais diversos como transtornos psicológicos, comportamentos, dificuldades relacionais e a aprendizagem de novas habilidades.

O objetivo da terapia cognitivo-comportamental  é promover mudança cognitiva com o intuito de gerar a mudança emocional e comportamental. A terapia ajuda o paciente a entender seus pensamentos, sentimentos e a sua influência nos seus comportamentos. A forma da pessoa agir e pensar é um fator de fundamental importância, tanto para a compreensão das queixas atuais quanto para sua superação.

A Terapia Cognitivo-Comportamental tem viés colaborativo, onde paciente e terapeuta trabalham juntos construindo o processo terapêutico. Além disso, é baseada na psicoeducação, fazendo com que o indivíduo aprenda sobre seu processo terapêutico.

Desta forma, o paciente se torna seu próprio terapeuta visando também a prevenção de recaídas. Essa é umas das etapas finais do processo, na qual o paciente aprende a gerir suas próprias emoções e pensamentos de forma mais autônoma evitando recaídas.

A Terapia tem como pressuposto teórico avaliar o paciente e seu funcionamento cognitivo com a finalidade de identificar suas crenças disfuncionais. Assim, com a terapia, o paciente terá conhecimento de suas crenças e pensamentos que trazem prejuízos para sua saúde mental.

Através deste processo o paciente aprenderá novas possibilidades de lidar com suas questões, fortalecerá suas habilidades, aprenderá novas habilidades e poderá desenvolver a resiliência. A psicoterapia é um caminho para a pessoa encontrar-se, compreender-se, desenvolver o autoconhecimento e construir novas aprendizagens e escolhas, entre várias outras possibilidades.


Fonte:

Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental Contemporânea (2014). Stefan G. Hofman. Porto Alegre. Artmed.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page