top of page

Quando devo procurar um psicólogo?


Em alguns momentos da vida, nos encontramos em situações em que não sabemos resolver certos problemas. Muitas vezes as emoções estão mais fortes do que podemos suportar. Quando algumas coisas parecem não se “encaixarem” muito bem em sua vida, pode ser o caso de você considerar a ajuda de um profissional.  Porém,  as pessoas consideram que ir ao psicólogo ou fazer terapia é “só para loucos”. Acontece que dar o primeiro passo


 para ir à consulta é o mais complicado, não só por esse pensamento, como também pela vergonha ou pelo medo.

Embora já tenhamos feito um grande avanço em relação ao mito do papel do psicólogo e do paciente, a sociedade ainda associa esta profissão à loucura.

Em contrapartida há um crescente número de pessoas que estão quebrando este estereótipo  de se procurar um especialista em saúde mental somente quando se acredita ter algum transtorno grave. Que bom, pois buscar manter o equilíbrio entre saúde física e mental/emocional é fantástico.

Não existem normas em relação a quando pedir ajuda a um psicólogo; tudo depende de cada um. Também não é “obrigatório” fazer isso. A razão principal pela qual uma pessoa vai à terapia é, basicamente, porque não se encontra confortável com ela mesma, seja a nível físico ou emocional.

É verdade que nós temos dias nos quais não queremos fazer nada, nos sentimos deprimidos, cansados ou estressados. Isso não é motivo para ir ao psicólogo. Nos dias ruins em que estamos cansados da vida e da agitação do dia a dia, é preciso fazer uma pausa, respirar fundo e seguir em frente. Mas atenção, porque no momento em que isso se torna algo recorrente, a regra e não a exceção, devemos nos perguntar se não é melhor procurar uma ajuda especializada e ser avaliado por um profissional.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page